Animais Selvagens

Os animais podem ser classificados entre domésticos e selvagens. Os domésticos são aqueles que convivem pacificamente com os humanos e geralmente são chamados de animais de estimação. Já os animais selvagens são aqueles que não podem ser domesticados, ou seja, que vivem livremente na natureza.  Os animais selvagens também são chamados de animais silvestres. Eles vivem livremente na natureza, com seus próprios hábitos e rotinas, sem a interferência do homem. Eles têm regras definidas entre eles e mantém o equilíbrio da natureza.

Alguns tipos de animais selvagens correm o risco de extinção, já que são caçados pelo ser humano. Isso, além de proporcionar o desaparecimento de uma espécie ainda faz com que haja desequilíbrio ambiental, já que cada animal selvagem tem um papel fundamental a desempenhar na natureza.

Os animais selvagens não conseguem se adaptar ao convívio com o ser humano e por isso mesmo são alvos de caça. Algumas sociedades consideram esses animais agressivos e até mesmo um perigo, então preferem caçá-los a preservar o ambiente.

Um animal selvagem não ataca o ser humano de propósito. Na verdade na maior parte do tempo é o próprio homem que provoca o ataque. Isso acontece porque ele invade o ambiente natural e acaba assustando o animal , ou acaba desequilibrando sua cadeia alimentar, então o animal selvagem precisa buscar outras alternativas de alimentação para poder sobreviver.

Os animais selvagens desempenham um papel muito importante na cadeira alimentar e no ecossistema do planeta. Eles vivem em harmonia no seu habitat natural. Alguns exemplos de animais selvagens podem ser o lobo, leão, girafa, tigre, hipopótamo, rinoceronte entre outros.

E por tamanha importância ao planeta e ao ecossistema é que as áreas de vida dos animais selvagens precisam ser preservadas para que eles não desapareçam e consigam conviver sem mudanças em sua cadeia alimentar. Outro problema que os animais selvagens enfrentam é o tráfico ilegal e a exploração. Muitas pessoas acham que esses animais podem ser domesticados e acabam comprando no mercado negro esses animais. O problema é que eles não vivem bem em sociedade e acabam sendo vitimas de maus tratos e abandono.

Muitos circos também exploram os animais selvagens em seus shows, achando que eles podem ser ensinados, domesticados e servir como personagens. O problema é que eles ficam em um ambiente sem nenhuma infraestrutura e acabam sofrendo em jaulas minúsculas.
Ao se preservar o habitat e a vida dos animais selvagens, as pesquisas de campo podem ser realizadas e o homem acaba conhecendo mais sua vida e seus hábitos, tendo assim a oportunidade de conviver pacificamente com eles, sem que haja a necessidade de exploração, caça ou até mesmo o risco de extinção.

É por essas razões que há leis especificas e órgãos que protegem os animais da caça e do risco de extinção. Por mais que esses animais em risco de extinção e alguns cientistas façam com que eles se reproduzam em cativeiro, os animais fora do seu habitat natural estão desequilibrando a cadeia alimentar e a ordem natural das coisas.

Há áreas de preservação sendo construídas no continente africano, onde o turismo e a vida selvagem conseguem interagir sem grandes males. Os grandes animais podem ser vistos e estudados em seu habitat natural.

A preservação dos animais selvagens é importante para a preservação da vida em nosso planeta, devemos nos lembrar que tudo o que fizermos hoje terá uma reação no futuro. Se hoje você for uma criança, lembre-se de que um dia você será um adulto, assim como os seus pais.  Um dia você vai crescer, ter sua família e os seus filhos, por isso é importante a preservação do nosso planeta; é importante para que as gerações futuras possam ter uma boa qualidade de vida e consequentemente também possam conhecer os animais que hoje você conhece.

22 comentários:

  1. ISSO AE TA REPRESENTANDO A FAMILIA CARA!

    ResponderExcluir
  2. NÃO AXEI O PIRIQUITO AI FERA!

    ResponderExcluir
  3. Isso ae fera da onde vc tirou as fontes gostei de sua pesquisa gostaria de ter mais informações xD

    ResponderExcluir
  4. tinha que ter de mais animais as explicações eu vou ter que mudar de site só por que os animais que eu precisava não tinha nesse site.

    Odiei vocês!

    ResponderExcluir
  5. nao achei nada interessante




    tacho!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Adoro os animais selvagens

    ResponderExcluir
  7. como procura um animal nesse blog e eu não achei a morsa

    ResponderExcluir
  8. eu não achei o caracal

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei desse site e bem interessante e eu tambem quero ser biologa eu amo os animais

    ResponderExcluir
  10. O que pena encontrei 20 caracóis e 3 piri quites po

    ResponderExcluir
  11. se pode ter um panda bebe em casa? da muito trabalho

    ResponderExcluir
  12. eu sou iasmim e quando eu crecer eu quero ser venterinaria

    ResponderExcluir
  13. eu sou filho do robelino eu amo os animais eu quero ser biologo e veterinario

    ResponderExcluir