quinta-feira, 3 de março de 2011

Hipopótamo

Nome científico: Hipopotamus amphibius.
Nome em inglês: Hippopotamus.
Ordem: Artiodactyla.
Família: Hipopotamidae.
Habitat: pode ser encontrado em grandes rios.
Distribuição geográfica: África.

Características

Pesa de 3 a 4 toneladas, medindo aproximadamente, 3,80 a 4,30m (comprimento da cabeça e tronco) e 50cm de cauda. Corpo maciço e cilíndrico.
Pele nua, exceto nos lábios, orelhas e extremidade da cauda que é curta e achatada. Cabeça bastante grande. Tonalidade geral, cinzento-escura quando a pele está úmida, e de cor variada quando a pele está seca, porque nela fica agarrada grande quantidade de pó e terra.
Gestação: 240 dias.
Número de filhotes: 1 filhote.
Alimentação: Vegetais aquáticos e ervas.

Descrição Estes animais vivem geralmente próximo de rios, onde passam grande parte do seu tempo imersos, pois eles tem uma pele sensível a luz solar. Os hipopótamos são herbívoros e alimentam-se durante a noite da vegetação existente nas margens dos rios que habitam, mas há indícios de canibalismo de machos adultos com filhotes.
Os hipopótamos são preguiçosos em terra, mas ainda podem atingir velocidades de 50 km/h. Na água são rapidos e mostram diversas adaptações em sua existência, na maior parte aquática, inclusive orelhas e narinas que podem se fechar e uma secreção da pele que funciona como protetor solar, anti-séptico e anti-bacteriano. A pele dos hipopótamos é muito sensível a queimaduras solares e, para se proteger, segrega uma substância de cor vermelha que ao longe pode ser confundida com sangue.
Um hipopótamo macho adulto(que é quase sempre maior do que a fêmea) pode medir 4 metros e chegar a 3500kg, sendo um dos maiores mamíferos terrestres, atras apenas dos elefantes e rinocerontes.
Eles tem uma mordida extremamente forte em torno de 810 kg, mais do dobro da mordida de um leão.
O único predador natural dos hipopótamos são os leões que os caçam em bandos.
Os hipopótamos são animais grandes, com uma dentição herbívora, mas têm caninos grandes e auto afiáveis que são usados para se defender.
Eles causam mais mortes de humanos na áfrica do que os leões, búfalos, elefantes e rinocerontes juntos, são muito agressivos e territoriais, eles avisam antes de atacar, geralmente ele fica encarando e depois abre sua grande boca para mostrar os dentes, mas muitas pessoas confundem com um bocejo.
Um crânio de hipopótamo
Vivem em grupos gregários com cerca de vinte animais, constituídos pelas fêmeas e crias e liderados por um macho.
Podem viver em média 30 anos, porém, em cativeiro, indivíduos da espécie hipopótamo-pigmeu vivem entre 42-55 anos, mais do que na selva. Recobre-o uma rugosa pele cinzenta - que em alguns pontos tem mais de 5 cm de espessura - e sustenta-se sobre pernas muito curtas. Uns ralos pêlos espalham-se pelo corpo.
O hipopótamo é um ótimo nadador. Como a gordura é mais leve que a água, e está acumulada sob a espessa pele, ajuda-o a flutuar. Além disso, a gordura estabiliza a temperatura interna do animal, quando está dentro da água.
Os hipopótamos eram sagrados para os antigos egípcios. A deusa da fertilidade, Tuéris, foi representada como um hipopótamo bípede.
Eles defecam e espalham suas fezes com o rabo com o objetivo de demarcar território

Curiosidades

Pode permanecer até 5 minutos submersos sem precisar respirar. Ao anoitecer busca a terra para pastar e parte do dia fica na água fugindo do sol escaldante.
Quando o hipopótamo abre a boca num imenso bocejo, mostra a sua maior arma, seus dentes (enormes caninos e incisivos menores), esta ameaçando seus rivais seja por motivos territoriais ou sexuais.


Altura do dorso 1,5m;
40cm de cauda;
peso 1.000-2.000Kg (macho) 1.000-1.700Kg (fêmea).
Pontos de identificação Grande tamanho, tronco em forma de barrica e pernas curtas; cabeça pesada com largo focinho; imerso durante o dia.
Descrição
Grande animal arredondado com pêlo liso e baixo, pernas atarracadas e fortes, focinho largo. Boca provida de um impressionante conjunto de dentes parecidos com presas e incisivos. Na extremidade do curto e achatado rabo tem um tufo de pêlos pretos. Corpo preto-acinzentado com pigmentos rosa nos vincos, ao redor dos olhos e orelhas, enquanto a parte de baixo é cinza-rosado. Quatro dedos nos pés deixam uma pegada característica.
Distribuição
O hipopótamo é restrito ao extremo norte e leste do sul da áfrica. Até o presente momento a maior parte da população natural do sul está no norte de Natal, até serem caçados pelos colonizadores europeus encontrados nas vizinhanças da Cidade do Cabo, ao longo da costa sul e ao longo de toda a extenção do Rio Orange. Resta uma distribuição em um pequeno pedaço de terra no Sub Sahara Africano, porém espalhado.
Onde vive
O hipopótamo requer água suficiente para submergir e mostra uma preferência por água parada com subsolo arenoso. Isto inclui rios, represas e lagos.
Comportamento
Este mamífero semi-aquático gasta a maior parte do dia descansando na água; emerge a noite para se alimentar. Também descansa sobre a areia ou bancos de lama no sol, particularmente durante os meses de inverno.
Embora isto normalmente ocorra em manadas de 10 a 15 animais, grandes grupos ou machos solitários não são raros. Os grupos são usualmente compostos de fêmeas e crias de várias idades com um macho dominante no controle.
Os territórios são limitados na água mas estendem-se também em direção a área de pastagem. O macho dominante marca seus territórios espalhando eficazmente excremento animal para os lados, batendo de leve o rabo sobre as pedras, arbustos e outros objetos. Territorialmente é aparentemente mais forte próximo a água mas virtualmente ausente no solo de alimentação. Permanentes trilhas são utilizadas e estas são caracterizadas por um duplo rastro.
Cada um faz um lado com os pés. Excepcionalmente, mais de 30Km podem ser viajados para áreas de pastagem, dependendo da disponibilidade da comida. Um hipopótamo adulto pode permanecer embaixo d'água por seis minutos.
As glândulas da pele eliminam um fluído avermelhado que é frequentemente confundido com sangue mas provavelmente atua como lubrificante e hidratante para a pele. O hipopótamo é extremamente vocal e seus profundos grunhidos e roncos constituem um dos típicos sons da áfrica. Provocado, pode tornar-se extremamente perigoso, particularmente machos solitários e fêmeas com crias.
Alimentação O hipopótamo seleciona seu pasto. Em áreas com elevadas populações de hipopótamos, consideráveis danos podem ocorrer em áreas de pastagem próximas a água
Reprodução O acasalamento ocorre na água, e logo após um período de gestação entre 225 e 257 dias um único filhote nasce pesando entre 25 e 55Kg (usualmente perto de 30Kg). A fêmea dá a luz em terra num denso abrigo e ela e sua cria permanecem separados do grupo por alguns meses. Os filhotes podem ser gerados em qualquer época do ano mas há alguma evidência de picos sazonais.


Características e parentesco

Hipopótamo quer dizer "cavalo do rio" (do grego hippos = cavalo; potamos = rio), mas de cavalo ele não tem nada. Se há parentesco, é com o porco, tanto no aspecto, como em características anatômicas: ambos tem patas de quatro dedos, providos de grandes cascos. Os do hipopótamo são unidos por uma membrana, o que auxilia seus movimentos natatórios. Os dentes dos dois animais também são semelhantes, exceto que os do hipopótamo são de marfim: os caninos tendem a se transformar-se em longas presas, de crescimento contínuo.

Habitat

Há um milhão de anos, havia hipopótamos espalhados por toda a África, boa parte da Europa e Ásia. Restritos depois ao continente africano, foram objeto de caça, tanto ao norte, como no sul. Só duas espécies sobreviveram: Hipopotamus amphibius e Choeropsis liberiensis. Muitos exemplares do primeiro tipo são mantidos nas reservas nacionais do Quênia, Tanzânia e Uganda, bem servidos de lagos, rios e paludes (o hipopótamo vive boa parte de sua vida mergulhado na água). A segunda espécie habita da Libéria até a República dos Camarões. Apesar de gordo, é um animal de grandes músculos e, portanto, de carne abundante. Projetos para seu aproveitamento estão sendo elaborados em Uganda, na África.

Dentro d'água

Animal semi-aquático, pois passa a maior parte do tempo submerso, é capaz de ficar sob a água até 25 minutos, embora o normal sejam imersões com duração entre 2 e 6 minutos. Os orifícios nasais dispõem de janelas que podem ser fechadas quando o animal submerge. Os olhos, os orifícios nasais e as orelhas estão dispostos no alto da cabeça, à maneira de periscópio, de forma que o hipopótamo pode ver, ouvir e respirar mesmo que o resto do corpo esteja sob a água.

"Suando Sangue"

O hipopótamo reparte seu tempo entre a terra e a água. A pele fina que recobre seu corpo não lhe permite estar fora d'água muito tempo durante o dia. Há uma peculiaridade na sua pele: ela não tem glândulas sudoríparas, mas sim outras, que secretam uma substância vermelha que atua como barreira contra os raios solares. Por esta razão, diz-se que os hipopótamos suam sangue.

Refeição

Embora a refeição obtida seja abundante, o hipopótamo não se furta a devorar os milharais e canaviais que encontra. Seja como for, ele se alimenta à noite. Pela manhã, empanturrado e sonolento, ele se prepara para digerir os 200 ou 300 kg que lhe abarrotam o estômago.

29 comentários:

  1. gente cada a parte da reprodução dos animais povoo ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reprodução O acasalamento ocorre na água, e logo após um período de gestação entre 225 e 257 dias um único filhote nasce pesando entre 25 e 55Kg (usualmente perto de 30Kg). A fêmea dá a luz em terra num denso abrigo e ela e sua cria permanecem separados do grupo por alguns meses. Os filhotes podem ser gerados em qualquer época do ano mas há alguma evidência de picos sazonais.

      Excluir
  2. man eu e a erika ta querendo ve xvideos kkkk mais tem que procura essa merda kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. eu queria saber qual é a classe do hipopótamo?

    ResponderExcluir
  4. Qual a reprodução dele.
    Assim não vale apena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reprodução O acasalamento ocorre na água, e logo após um período de gestação entre 225 e 257 dias um único filhote nasce pesando entre 25 e 55Kg (usualmente perto de 30Kg). A fêmea dá a luz em terra num denso abrigo e ela e sua cria permanecem separados do grupo por alguns meses. Os filhotes podem ser gerados em qualquer época do ano mas há alguma evidência de picos sazonais.

      Excluir
  5. Mto bom isso me ajudou bastante na minha lição nunca desista dos seus sonhos tenho certeza q vai ser um biologico de animais !!!!!

    ResponderExcluir
  6. gostei muito deste texto contribuiu muito para o meu aprendizado dou joia a este texto

    ResponderExcluir
  7. quem gostou deste texto comente sim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa vc pensa igual a min eu tambem penso assim sobre o texto ele e muito legal e tambem comtribuiu para o meu aprendizado e tambem vou comentar SIM

      Excluir
  8. em que lugar da Africa o hipopotamo vive (fica) ???

    ResponderExcluir
  9. Um animal enorme e sem utilidade alguma! Vive para o proprio prazer. Come, dorme e reproduz. Esperava mais rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor nao fale besteira,todo animal serve pra algo na natureza.O hipopotamo serve pra alimentar leoes,serve pra ajudar a equilibrar a flora,fora outras coisas que nao sei porque nao estudei o suficiente.

      Excluir
  10. Quem não tem utilidade alguma somos nós

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi preciso saber sobre alguma patologia do sistema reprodutor, alguém me ajuda por favor. Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Qual é a temperatura do corpo do hipopótamo?

    ResponderExcluir
  14. Oi, qual o peso do filhote do hipopótamo?????

    ResponderExcluir