quinta-feira, 3 de março de 2011

Urso Panda

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Subfamília: Ailurinae
Gênero: Ailuropoda
Espécie: Ailuropoda melanoleuca


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
  • Os pandas vivem nas florestas da regiões montanhosas do sudeste da China (esta região é seu habitat natural)
  • Vivem em cavernas e no oco de árvores
  • Apesar de serem carnívoros, alimentam-se principalmente de folhas e brotos de bambu. Comem também alguns insetos e ovos como fontes de proteínas
  • Possuem um comportamento dócil, tranquilo e tímido. São raros os casos em que um urso panda atacou um ser humano.
  • São também chamados de: urso felino, urso de faixa e gato ursino
  • Ao contrário de outras espécies de ursos, os pandas não hibernam durante o inverso
  • Durante a fase da primavera ocorre o acasalamento, sendo que os filhotes, geralmente dois, nascem na época do inverno
  • As patas do urso panda possuem cinco dedos
  • Os filhotes de urso panda nascem com, aproximadamente, 2 kilos de peso
  • Possuem dentes e mandíbulas muito fortes para poderem triturar os brotos de bambu
  • Em média um urso panda vive durante 12 anos
  • Esta espécie encontra-se em situação de extinção provocada, principalmente, pela baixa taxa de natalidade, caça indiscriminada (no passado) e pela destruição das florestas onde vivem. A reprodução em cativeiro ocorre em diversos zoológicos e centros de pesquisa animal espalhados pelo mundo

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
:
Comprimento: 1.5 metro em média
Gestação: 7 a 9 meses
Cor: preto e branco
Peso: pode chegar a 150 kilos.

Descrição

Panda é o nome comum que se aplica à duas espécies: o panda pequeno também chamado de panda vermelho, e o urso panda gigante. A aparência frágil tornou o panda gigante em um dos animais mais queridos por crianças e adultos. Tem o corpo maciço, cabeça larga e orelhas grandes e arredondadas. A cauda é muito curta e as plantas dos pés são peludas. As extremidades anteriores são providas de um osso que desempenha a função de sexto dedo opositor. Nas orelhas, patas, ombros e ao redor dos olhos, é de cor preta. O resto de sua pelagem é branca e comprida, de textura espessa, densa e lanosa.

Distribuição

Exclusivamente na China. Habita bosques de bambu. É uma espécie ameaçada de extinção, pois sua sobrevivência depende da conservação das florestas que, devido o avanço da agricultura, vem tirando cada vez mais o seu espaço.

Comportamento

Solitário, é de hábitos noturnos e crepusculares. Possui glândulas odoríferas sob a cauda, que utiliza para marcar o caminho. Não hiberna no período frio e pode descer a regiões de até 800m de altitude.

Alimentação

Vive nos bosques das montanhas que tenham concentrações de bambu, entre os 2.700 e 3.900 m de altitude. Com o seu "sexto dedo", pode agarrar talos de bambu, alimentando-se dos brotos e raízes. Também come outras plantas e, ocasionalmente, captura peixes e pequenos roedores. Come durante 10 ou 12 horas diárias ingerindo de 10 a 15 kg de bambu.

Reprodução

O acasalamento ocorre de março a maio. Neste período a fêmea só fica receptiva de 1 à 5 dias. Durante os 100 à 160 dias de gravidez nasce apenas um filhote, raramente dois, entre os meses de agosto e setembro. Com um ano e meio de idade, abandona a mãe. Atinge a maturidade sexual entre os 5 e 6 anos.

CARACTERÍSTICAS


Urso Panda
Panda, nome comum que se aplica a duas espécies: o panda-pequeno, também chamado panda-vermelho, e o urso-panda-gigante. O panda-menor é de tamanho semelhante ao de um gato grande. Tem a pelagem castanho-avermelhada, com a parte frontal das orelhas, as faces e o focinho brancos. A cauda é longa e exibe um desenho de listras vermelhas e amarelas.
O urso-panda-gigante é um animal grande, parecido com um urso, com pelagem longa, branca, densa e de aspecto lanoso; as patas, os ombros, as orelhas e a área dos olhos são negras. É uma espécie considerada ameaçada. Embora sejam geralmente incluídos na família dos raccoons, alguns zoólogos acreditam que as duas espécies de panda não são aparentadas e que o panda-gigante pertence de fato à família dos ursos.

Urso Panda
Classificação Científica: o panda-vermelho recebe o nome científico de Ailurus fulgens e o urso-panda-gigante é Ailuropoda melanoleuca da ordem dos Carnivora (Carnívoros) e da família Ursidae (Ursos).

Panda-Gigante

Seu nome científico é Ailuropoda melanoleuca da ordem dos Carnivora (Carnívoros) e da família Ursidae (Ursos). O panda-gigante é um hóspede muito raro nos zoológicos do mundo. Dos poucos exemplares em exposição, alguns morrem, outros se recusam a acasalar, e os que acasalam não tem muita sorte com a cria, que acaba morrendo. A fêmea Chi-chi do Zoológico de Londres ficou famosa por se ter recusado a "casar" com o macho An-An, do Zoológico de Moscou.
Chi-chi morreu com a "avançada" idade de 15 anos, sem jamais ter sido mãe. Nos zoológicos da China, terra natal dos pandas-gigantes, a reprodução em cativeiro é mais bem-sucedida. Ali vivem algumas dezenas desses animais; ocasionalmente, o governo chinês ofereceu um ou dois exemplares a um chefe do governo do Ocidente.
O panda-gigante é o símbulo da WWF (World Wildlife Fund - Fundo Mundial para a Vida Selvagem), uma das mais ativas e importantes associações protetora dos animais. A escolha não foi apenas motivada pela ameaça de extinção que paira sobre o panda-gigante, mas pela simpatia que esse bicho inspira. O aspécto de bichinho de pelúcia e o jeito desengonçado de se movimentar fazem do panda-gigante o favorito dos zoológicos.
Urso Panda
O panda-gigante vive em planaltos e vales a altitudes entre 2.500 e 4.000 metros, de clima frio e nublado. As touceiras de bambu oferecem-lhe alimento e proteção. Um inimigo natural do panda-gigante é o cão vermelho, um cão selvagem. Diz uma lenda que, quando perseguido, o panda-gigante cobre os olhos com as patas anteriores, enrola-se como uma bola e, como uma bola, rola por declives.
O panda-gigante habitava um extenso território do Sudeste Asiático, juntamente com o estegodonte, um animal semelhante ao elefante, o orangutango e o tapir. Há cerca de 100.000 anos dividida também seu território com os mamutes, extintos na última era glacial. Hoje sua área de difusão é bastante restrita.
O panda-gigante é um animal essencialmente vegetariano. Alimenta-se sobretudo de caules, folhas e brotos de bambu e, na falta destes, de folhas, raízes, tubérculos, frutos e flores de vegetais variados.
Como é um animal de porte razoável (pode pesar mais de 150 kilos), e o valor nutritivo do bambu é relativamente baixo, o panda-gigante precisa comer de 15 a 20 kilos desse vegetal por dia.
O panda-gigante vive sozinho, exceto na época do acasalamento. Quando não está comendo (e às vezes come durante 12 horas por dia) ou abrigado em ocos de árvores ou fendas de rochas, deita-se num galho para dormir ou tomar sol.
Urso Panda
De vez em quando, o panda-gigante come pequenos animais. Uma de suas vítimas é o rato-do-bambu.
Embora lento e desajeitado em terra, o panda-gigante é um ágil trepador. Para escapar de seus inimigos naturais, procura sempre refúgio nas árvores. Com o cão-vermelho, esse recurso funciona. Mas quando o predador é o leopardo, outro excelente trepador, tem poucas chances de escapar.
O panda-gigante tem uma espécie de sexto dedo, formado pelo crescimento de um dos ossos da mão. Como esse "dedo'' se opõe aos demais, acaba assumindo a função de polegar, e permite ao animal segurar e manipular com certa destreza as varas de bambu.
O panda-gigante banha-se freqüentemente nas lagoas e riachos de montanha. Bom nadador, às vezes aproveita a oportunidade para revelar outro de seus talentos: o de pescador. Se a fome aperta, não hesita em comer um peixe.
Segundo informações obtidas nos zoológicos chineses, onde ocorreram alguns cruzamentos, o panda-gigante acasala na primavera. No inverno, a fêmea dá à luz um ou dois filhotes, num oco de árvore; os filhotes permanecem com a mãe até os 3 anos.
O panda-gigante é conhecido por sua disposição para brincar, e pela variedade de movimentos e posições engraçadas, como o hábito de plantar bananeira ou caminhar de cabeça para baixo, apoiado sobre as mãos.
Ao nascer, o panda-gigante é cego e surdo. Tem apenas 10 centímetros de comprimento e pesa de 100 a 150 gramas.
Vinte dias depois, pesa 500 gramas. A pelagem é curta, mas já tem coloração da pelagem dos adultos.
Aos 3 meses, os pêlos tornam-se longos. O filhote ainda passa quase o dia inteiro dormindo.
Aos sete meses, é esperto e brincalhão. Pesa entre 15 a 20 kg, e alimenta-se sobretudo de bambu.
O panda (Ailuropoda melanoleuca) é um mamífero da família dos ursídeos, endêmico da República Popular da China. O focinho curto lembrando um urso de pelúcia (peluche), a pelagem preta e branca característica e o jeito pacífico e bonachão o tornam um dos animais mais queridos pela humanidade.
Extremamente dócil e tímido, dificilmente ataca o homem, a não ser quando extremamente irritado. Da xiong mao, o nome em chinês para o panda, significa grande urso-gato. Pode ser chamado também de huaxiong (urso de faixa), maoxiong (urso felino) ou xiongmao (gato ursino). Registros históricos de 3000 anos ("O Livro de História e o Livro de Canções", a coleção mais antiga da poesia chinesa), o mencionam sob o nome de pi e pixiu.
O nome em latim Ailuropoda melanoleuca quer dizer pé de gato preto e branco. A palavra panda é de origem controversa.

Popularidade

O panda se tornou conhecido pelo Ocidente em 1869, quando um caçador trouxe uma pele ao missionário jesuíta francês Armand David. Em 1936, Ruth Harkness trouxe para os Estados Unidos um filhote de panda, dando início à paixão ocidental pelo animal. De 1936 a 1946, 14 pandas foram retirados da China por estrangeiros. Em 1946, os chineses proibiram esta atividade. A partir de 1957, a China passou a distribuir pandas como um ato de boa-vontade, hábito que mantém até hoje.

Classificação

O panda (Ailuropoda melanoleuca), também conhecido por urso-panda ou panda-gigante, é um mamífero da ordem Carnivora, família Ursidae e nativo da China central. Por muito tempo, junto ao panda-vermelho, foi incluído na família dos procionídeos, a mesma dos guaxinins. Testes genéticos recentes o recolocaram na família dos ursos, sendo seu parente mais próximo, o urso-de-óculos, da América do Sul.
Existem duas subespécies de panda:
Ailuropoda melanoleuca melanoleuca - encontrada nas regiões montanhosas de Sichuan.
Ailuropoda melanoleuca qinlingensis - encontrada nas Montanhas Qinling em Shaanxi.
A primeira tentativa de classificação, por Armand David, pôs o panda sob o gênero Ursus, chamando-o de Ursus melanoleucus em 1869. Em 1870, Alphonse Milne-Edwards batizou com o nome atual.
Os pandas se separaram do ramo principal dos ursos cerca de 15 a 18 milhões de anos atrás, conforme análise comparativa de DNA. A essa época o Ursavus, ou urso da alvorada, habitava a Europa subtropical. Fósseis mostram que o panda viveu em ambientes e regiões diferentes das que está acostumado atualmente. Registros fósseis também mostram uma segunda espécie, o Ailuropoda minor, que tinha metade do tamanho do panda moderno.
Um trabalho publicado em 2002, mostra, através de estudos de seu genoma, que o panda enfrentou um efeito de gargalo há 43.000 anos. Efeito de gargalo é um evento em que a população de uma espécie é quase dizimada e seus exemplares atuais descendem de um grupo pequeno de sobreviventes.

Distribuição

O primeiro registro evolucionário do panda encontra-se entre o final do Plioceno e o começo do Pleistoceno. Fósseis foram encontrados na Myanmar, no Vietnã e na porção oriental do China, alcançando até Beijing ao norte. Hoje em dia só são encontrados no sudoeste da China.
O panda habita as serras de Minshan, Qinling, Qionglai, Liangshan, Daxiangling e Xiaoxiangling. São montanhas cobertas por floresta úmida de coníferas, habitat ideal para a espécie de bambu da qual se alimenta. São consideradas um dos mais ricos ecossistemas de clima temperado do planeta. As alturas em que o panda se distribui variam entre 1.200 e 3.400 m.

Aparência

Exteriormente, o panda assemelha-se a um urso de coloração contrastante. O panda de Sichuan apresenta a conhecida pelagem preta e branca, enquanto a subespécie de Qingling tem a pelagem em dois tons contrastantes de marrom. As orelhas, o nariz, os pêlos em torno dos olhos, os ombros e os membros são escuros.
A face, o ventre e o lombo são brancos. As orelhas são ovais e eretas. A pata do panda, com cinco dedos, apresenta um "sexto dedo" a maneira de um polegar. Trata-se de uma modificação de um osso sesamóide do pulso. Stephen Jay Gould, escreveu um ensaio sobre isto e chamou de The Panda's Thumb seu livro com ensaios sobre a evolução das espécies e temas afins. As patas dianteiras são fortes, aptas a escalar, e mais longas e musculosas que as patas traseiras.
O rabo do panda tem cerca de 10 a 15 cm. Os olhos são pequenos. Enquanto os demais ursos tem pupilas redondas, as pupilas do panda são como de gatos, o que lhes dá o nome em chinês de urso-gato. Ao nascer, um filhote pesa apenas 90 a 130 g e é quase pelado. Quando adulto pesa entre 70 e 125 kg e chega a medir até 1,90 m de comprimento.

Polêmica

O sexto "polegar" do panda alimentou, através do livro Of Pandas and People, a polêmica entre os defensores do neocriacionismo, que acreditam que um planejamento inteligente rege a evolução das espécies, e os defensores do evolucionismo tradicional. Os neocriacionistas pregam que Deus, chamado de agente inteligente, está por detrás do processo evolutivo. Os evolucionistas chamam isso de pseudociência, uma vez que o neocriacionismo não atende os princípios básicos para ser considerado ciência.

Dieta

Apesar de pertencer à ordem dos Carnívoros, o panda é um animal herbívoro, alimentando-se quase que exclusivamente de cerca de 30 espécies de bambu (99% de sua dieta). Sabe-se que o panda também utiliza insectos e ovos como fonte de proteína. É possível predar também roedores e filhotes de cervos-almiscarados. Seu sistema digestivo não é plenamente adaptado a quebrar as moléculas de celulose, contidas no bambu. Isto leva ao panda consumir cerca de 40 kg de bambu por até 14 horas. Seus dentes e mandíbulas são extremamente fortes, adaptados para triturar os colmos do bambu.
Ainda que o bambu seja rico em água (40% de seu peso, chegando a 90% no caso de brotos), o panda bebe frequentemente água de riachos ou neve derretida.
Em cativeiro sua dieta consiste em bambu, cana-de-açúcar, mingau de arroz, biscoito especial rico em fibras, cenoura, maçã e batata-doce.

Reprodução

A época de reprodução dá-se na Primavera, quando os machos competem pela fêmea fértil. A gestação é em média de 135 dias. Normalmente nascem um ou dois filhotes. Devido à natureza frágil e delicada dos ursinhos, a mãe-panda opta por criar um único filhote. O filhote rejeitado é abandonado à morte. O desmame dá-se com um ano de idade, mas o panda já é capaz de ingerir o bambu em pequenas quantidades desde os seis meses. O intervalo entre as ninhadas é de dois anos ou mais.
Somente 10% dos pandas em cativeiro conseguem cruzar naturalmente. Apenas 30% das fêmeas engravidam. Mais de 60% dos pandas cativos não demonstram qualquer desejo sexual.
A expectativa de vida de um panda é de 12 anos. Em 2005, Basi, uma ursa panda chinesa, comemorou 25 anos de idade, que se comparam a 100 anos humanos. No mesmo ano, o panda criado em cativeiro mais velho do mundo, uma fêmea chamada Meimei, morreu aos 36, equivalentes a 108 anos humanos, no jardim zoológico da cidade de Guilin.

Status de conservação

A baixa taxa de natalidade, a alta taxa de mortalidade infantil e a destruição de seu ambiente natural colocam o panda sob ameaça de extinção. A caça não representa problemas devido às rígidas leis chinesas. Em 1995, um fazendeiro foi sentenciado a prisão perpétua por ter atirado em um panda. No ano seguinte, dois homens foram condenados a morte após serem presos portando peles de panda e macaco-dourado. A partir de 1997 passou-se a punir os infratores com uma pena de 20 anos de prisão.
Armadilhas para cervos-almiscarados e ursos-pretos muitas vezes acabam ferindo pandas.
O número de pandas selvagens na China está estimado em 1.596. Em 2000 contavam-se 1.114 exemplares, espalhados por territórios que têm uma superfície total de 23.000 km² nas províncias de Sichuan, Gansu e Shaanxi. Existem 183 pandas-gigantes em cativeiro na China, 100 dos quais, estão em um centro especializado em Sichuan. Outros 20 espécimes se encontram distribuídos pelos principais zoológicos do mundo.

Baby boom

2005 foi considerado um grande ano para os projetos em criação da espécie em cativeiro. 25 filhotes nascidos em zoológicos e centros de reprodução sobreviveram. Em 2004, foram 9 os filhotes sobreviventes.

Hábitos

Os pandas são animais normalmente solitários. São mais ativos durante o pôr e o nascer do sol. Passam o restante do tempo dormindo em bosques de bambu. Seu território é marcado com uma combinação de odores da glândula retal, urina e marcas com as garras. Evitam conflitos não usando áreas compartilhadas do território durante o mesmo período.
Como um animal subtropical, o panda não hiberna.

70 comentários:

  1. A primeira parte tá igual o da www.suapesquisa.com
    Mas Obrigada ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria saber a comunidade dos pandas que seres que vivem com eles :( alguém sabe ??

      Excluir
  2. man tudo que a prof pediu no trabalho tem aquie lol nossa vou tirar total kaoskaoksoa =)

    ResponderExcluir
  3. legal + n achei 9oq procurava forma do acasalamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei mas so nao achei a caracteristica fisica do panda

      Excluir
    2. voce podia ter posto

      Excluir
  4. Obrigada era mesmo disto que persisava para o trabalho de CN!!! os pandas são lindos

    ResponderExcluir
  5. Vou tirar 10,0 no trabalho ! Obg

    ResponderExcluir
  6. Nossa Muiito Legal vou tirar 10 no meu trabalho , não sei se ainda ta fazendo postagens , mais continue fazendo sobre pandas so apaixonadas por eles !

    ResponderExcluir
  7. sou pandamaniaca de carteirinha assinada.. *---------*
    I LOVE PANDAAAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Y Love aos pandas e a quem gosta de panda 😙🐼🐼🐼🐼🐼🐼🐼🐼🐼🐼

      Excluir
  8. que fofo o panda filhote

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde!!! Amei sua matéria sobre Pandas...I love pandas!!!...rs...e desejo a vc sucesso na sua empreitada como Biólogo, uma profissão nobre, linda demais. Parabéns por esse trabalho e desejo, sinceramente, que vc realize muitos e muitos outros. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  11. Olha Dido eu gostei muito do seu blog e entao eu fiz um site sem dominio pelo wix e coloquei algumas coisa do seu blog mas tbm coloquei creditos a vc e link q redirecionam para sua pagina...Muito Obrigado pela inspiração kkk esse é meu site -> http://splynter12.wix.com/animal-planet-fun

    Mas fica tranquilo que deixei creditos pelo seu blog e muitos kkk

    ResponderExcluir
  12. eu achei muito legal essas curiosidades

    ResponderExcluir
  13. eu amo os pandas I love pandas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. whhwbzkjeuieks whrehfjhneii .euroii2hbhbrh2i2

      Excluir
  14. Oi adorei mas não encontrei oque precisava . Que é modificações que ocorrem no corpo e no comportamento no período de acasalamento

    ResponderExcluir
  15. oi gostei mas nao achei caractristicas fisicas ....

    ResponderExcluir
  16. na verdade pandas nao sao carnivoros eles comem folhas (bambu)

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelas informações, são completas e de fácil entendimento.
    Viva os PANDAS s2

    ResponderExcluir
  18. ola obrigado mas precisava saber os pregadores dele e como ele se defende

    ResponderExcluir
  19. EU PRECISO SABER COMO ELE SE DEFENDEM

    ResponderExcluir
  20. Meu nome é Jlublscreia odiei esse sait é uma bosta arruma ele

    ResponderExcluir
  21. Gostava que falasse dos fatores abioticos

    ResponderExcluir
  22. Gostava que falasse dos fatores abioticos

    ResponderExcluir
  23. OLÁ CURTAM A NOSSA PÁGINA NO FACE, 'PANDAS SENDO PANDAS'
    https://www.facebook.com/Pandassendopandas.160/

    ResponderExcluir
  24. OLÁ CURTAM A NOSSA PÁGINA NO FACE, 'PANDAS SENDO PANDAS'
    https://www.facebook.com/Pandassendopandas.160/

    ResponderExcluir
  25. Amei! Era mesmo disso que precisava! Mas tem alguns erros "inverso" em vez de inverno... mas dá para compreender

    ResponderExcluir
  26. e ótimo para a aprendisajem de crianças

    ResponderExcluir
  27. oi gostei muito do seu blog

    ResponderExcluir
  28. vc poderia posta uma historia sobre eles

    ResponderExcluir
  29. mas uma historia bem desconhecida

    ResponderExcluir
  30. Eu quero criar pandas quando crescer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho muito legal so que pode ser perigoso toma bastante cuidado ele ate pode ser fofo mas já matol muita gente

      Excluir
  31. Qual é a temperatura ambiente do panda?

    ResponderExcluir
  32. Definindo eu amo pandas 😍😍🐼🐼❤❤

    ResponderExcluir
  33. pandaaaaaaaa🐼🐼🐼🐼🐼❤❤❤💜💙💙💜 minha cor preferida e preto e se eu pudesse encheria umas 20 mansoes so com um tipo de ursodepois mais 20 com outro tipo assim vai

    ResponderExcluir
  34. Oi, achei a sua matéria muito legal espero que tenha mais dessas e faça muito sucesso no futuro!!!
    Tentem desvendar esse enigma dica está em francês.
    sadnap sel emia´J!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o enigma quer dizer eu amo pandas em francês só que a frase está ao contrário!!!!!!!!!!!!!

      Excluir